CCJ retoma sessão para votar parecer sobre denúncia contra Temer | F5 News - Sergipe Atualizado

CCJ retoma sessão para votar parecer sobre denúncia contra Temer
Política 13/07/2017 04h02 - Atualizado em 13/07/2017 18h12 |


Começou às 15h25 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara a sessão para votação do parecer pela admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer. O relatório sob análise da comissão foi elaborado pelo deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que sugere o deferimento do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar Temer pelo crime de corrupção passiva.

A sessão começa com o encaminhamento ou orientação por parte dos líderes partidários. Antes, quatro parlamentares vão se manifestar, dois favoráveis à aceitação da denúncia e dois contrários. Neste momento, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) tem a palavra para discursar contra o relatório de Zveiter. 

Pelo regimento interno da Câmara, os membros da CCJ devem aprovar um parecer que indique a admissibilidade ou não da acusação contra Temer perante o STF. A votação é nominal, por meio eletrônico.

O parecer aprovado, seja pelo prosseguimento ou não da denúncia, deve ser ainda analisado pelo plenário da Câmara. Na CCJ, os governistas estão confiantes que podem garantir a maioria de votos para derrubar a admissibilidade da denúncia sugerida pelo relator Zveiter.

Caso o parecer de Zveiter seja reprovado, a comissão deve abrir novo processo de votação de outro relatório com mérito divergente do apresentado inicialmente.  Já foram apresentados cinco votos em separado contrários à denúncia, que poderiam servir como um novo parecer.

Antes de ser submetido à votação, o parecer divergente deve ser lido por um relator, mas os deputados não poderão apresentar pedido de vista, que é o tempo extra de análise de uma matéria, como foi feito com o primeiro relatório elaborado por Zveiter.

Encerrada essa etapa na CCJ, o parecer aprovado será publicado no Diário da Câmara e, só então, poderá ser analisado em plenário. Uma vez no plenário, a denúncia precisa ter o apoio de pelo menos 342 votos para ter prosseguimento na Justiça ou para ser interrompida.

Confira ao vivo

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Política
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
02/09/2025  12h03 Sem acordo, mudanças na Lei da Ficha Limpa voltam à pauta do Senado
Alcolumbre tenta destravar aprovação em sessão semipresencial. Proposta pode beneficiar José Roberto Arruda e Eduardo Cunha
Waldemir Barreto/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
02/09/2025  12h00 CPMI do INSS pede ao STF a prisão preventiva de 21 envolvidos em fraudes
Depois de ouvir advogado Eli Cohen, parlamentares aprovaram requerimento apresentado pelo relator que sugere a prisão de 21 nomes investigados pela Polícia Federal
Luis Nova/ Especial Metrópoles/ @LuisGustavoNova
02/09/2025  11h45 “Trump dos trópicos”: julgamento de Bolsonaro repercute no exterior
Por parte da imprensa internacional, a situação de Bolsonaro é analisada com estimativas de que o ex-presidente seja condenado
 João Uender
01/09/2025  18h07 Senador Laércio Oliveira prestigia entrega de título de cidadão em Petrolina
Empresário Paulo Nunes recebe medalha e reconhecimento pelo impacto da Jotanunes no desenvolvimento local
Ronald Almeida/PMA
01/09/2025  15h46 Nova licitação do transporte público deve ser iniciada até dezembro
Estudo do CTM está em andamento e audiências públicas serão realizadas para ouvir a população antes da finalização do projeto

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado