Deputados criam comissão para discutir situação dos matadouros | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputados criam comissão para discutir situação dos matadouros
Representantes de marchantes e fateiras de vários municípios lotam sessão
Política | Por F5 News 19/02/2019 18h43 - Atualizado em 19/02/2019 19h24 |


A sessão desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi marcada por discussões envolvendo o fechamento de matadouros no estado. O deputado Georgeo Passos (REDE) convocou uma sessão especial que foi acompanhada por representantes de marchantes e fateiras e autoridades políticas de vários municípios.

Foram ouvidos doze representantes de marchantes e fateiras de todo Sergipe, além de vereadores de vários municípios.

Durante a sessão, muitos parlamentares saíram em defesa dos trabalhadores, a exemplo da deputada Goretti Reis (PSD), que foi enfática ao questionar um suposto interesse por trás das providências legais.  “A quem interessa o fechamento dos matadouros de Sergipe?”, indagou.

A parlamentar destacou que conhece a realidade do matadouro dos municípios de Lagarto e Itabaiana, por exemplo. “Eu fiz visitas e vi as estruturas. A gente sabe que a estrutura não é ruim, não. Em Itabaiana, foi feita recentemente uma reforma no matadouro. E porque que essas estruturas não podem continuar funcionando? A gente precisa rever essa situação e é importante que essa temática seja resolvida. Os ajustes devem ser feitos com prazos e não fechar por fechar... A gente sabe que existem outros interesses por trás disso e a gente precisa descobrir”, disse a deputada.

Ao final, foram feitos alguns encaminhamentos, a exemplo de uma Comissão Suprapartidária e reuniões com órgãos de controle, formação de consórcio, visando a busca de soluções.

Em seu discurso, Georgeo Passos disse que o fechamento dos matadouros municipais vem deixando muitos pais de família sem renda e que esse não é um tema fácil. “Não podemos gerar falsas expectativas e dizer que amanhã alguns matadouros estarão abertos, até porque infelizmente algumas cidades não têm as mínimas condições de reabrir, devido aos investimentos que precisam ser feitos. Mas temos matadouros que precisam apenas de algumas adequações para voltar a funcionar, a exemplo do que está localizado em Ribeirópolis”, ressalta.

A prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça, também participou da sessão e disse que está cumprindo tudo o que os órgãos de controle pedem, mas ainda não há uma previsão para reabertura do matadouro da cidade serrana.

Encaminhamentos

Ao final da audiência pública, entre outros  encaminhamentos feitos, estão  visitas aos estabelecimentos e aos Ministérios Públicos federal e municipal, além da Vigilância Sanitária; a criação de consórcios, com cuidados com o abate clandestino; somar forças para buscar solução quanto aos problemas que serão gerados nas feiras livres; organização dos trabalhadores para que o diálogo seja mantido em nível estadual; traçar um cronograma de ações.

O presforças da Casa, Luciano Bispo, marcou para esta quarta-feira (20), às 14h, uma reunião da comissão de deputados com representantes do Ministério Público Estadual.

E que os marchantes e fateiras precisam se adequar às normas de higiene. “Para se vencer barreiras e cobrar do outro lado, precisamos nos adequar, usar uma farda, limpar os cepos”, entende Luciano Bispo.

O deputado Garibalde Mendonça (MDB) sugeriu a formulação de um documento para ser levado ao Ministério Público. “Isso mostrará a força que nós juntamente com os trabalhadores temos”, diz.

*Com informações da assessoria de imprensa

Mais Notícias de Política
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado