Estado pode parcelar salário do servidor o resto do ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Estado pode parcelar salário do servidor o resto do ano
Governador busca resolver o problema junto ao Governo Federal
Política 30/07/2015 08h09 |


Por Joedson Telles

O governador Jackson Barreto (PMDB), ao comentar a medida administrativa de parcelar os salários dos servidores do Estado, neste mês de julho, mostrou-se preocupado, mas não assegurou que a situação seja diferente nos próximos meses. O governador enfatizou a difícil situação econômica pela qual Sergipe e outros estados brasileiros enfrentam neste momento, obrigando aos seus gestores sacrificarem na própria carne. Jackson prometeu uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) e governadores de Estados em busca de soluções, mas acredita que, somente no próximo ano, o problema seja resolvido de forma definitiva.      

“Está muito apertado. Muito difícil. Isso tem nos deixado muito preocupado, angustiado porque não era a situação que eu desejava, mas, infelizmente, isso acontece com a maioria dos Estados brasileiros. Não justifica acontecer no nosso Estado, mas as contas estão apertadas. Estamos vivendo um momento de grande dificuldade. A máquina está funcionando com o custeio de 2010. Mesmo com o respeito ao dinheiro público, cortar o custeio para que os recursos possam ser aplicados no pagamento dos servidores a situação é difícil”, disse.

Jackson observou que olhando o cenário nacional não é possível enxergar uma solução a curto prazo. “Eu acho que a situação nacional não é uma situação que aponte para uma definição positiva tão rápida. Nós desejamos. Esperamos que pelo menos termine o ano a gente com condições de pagar, mesmo nesta situação (de forma parcelada), os servidores, e que tenhamos, no próximo ano, um ano mais feliz e tranquilo”, aposta.         

O governador destacou ainda uma reunião que governadores de Estados terão, em Brasília, com o Governo Federal em busca de soluções para a crise econômica. “Teremos reunião com a presidente nesta quinta-feira e vamos discutir quais são as propostas do governo do ponto de vista do pacto federativo, quais as notícias que ela vai nos passar nessa reunião”, disse Jackson.     

Segundo Jackson Barreto, o grande problema que os governadores precisam resolver junto ao Governo Federal diz respeito à Previdência. “Para mim é a questão principal. Se os Estados conseguem resolver o problema da Previdência, conseguem resolver os problemas da folha de pagamento dos seus servidores. Temos muitos problemas e questões para serem discutidos com a presidente, mas acho que o foco principal será a previdência social”, disse o governador, salientando ainda a questão do repasse de verbas do Governo Federal para os Estaduais.     

Reportagem Alex Carvalho (Ilha FM)

Mais Notícias de Política
PMA
31/07/2025  13h54 TCE aponta sobrepreço e determina retomada da licitação do transporte coletivo
Relatórios apontam sobrepreço de até R$ 28,5 milhões e abuso de poder
Assessoria de imprensa
30/07/2025  17h28 Laércio entrega escavadeira e anuncia investimentos em saúde e bem-estar
Em visita a Propriá, senador viabiliza novos equipamentos, reformas e reforça compromisso com o desenvolvimento regional
Lula Marques/Agência Brasil
29/07/2025  16h59 Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ
Redes Sociais/Reprodução
28/07/2025  16h36 TRE-SE mantém diplomação de prefeito de Monte Alegre após julgamento
Corte entendeu que não houve comprovação de vínculo familiar que configurasse inelegibilidade reflexa; decisão foi unânime
Cadu Gomes/VPR
28/07/2025  14h00 Ibaneis pede a Alckmin reunião com governadores sobre tarifaço
Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF, se reuniu com o vice-presidente na manhã desta segunda-feira (28/7)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado