Hilda Ribeiro assume prefeitura de Lagarto pela segunda vez
Com treze votos a favor, vereadores aprovam pedido de licença de Valmir Monteiro Política | Por Fernanda Araujo 07/03/2019 20h05 - Atualizado em 08/03/2019 09h46 |A então vice-prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, reassumiu o cargo de prefeita do município na manhã desta quinta-feira (7). Pela segunda vez, desde o afastamento de Valmir Monteiro (PSC) determinado pela Justiça em novembro do ano passado, Hilda toma posse da administração municipal depois da prisão do prefeito, investigado pelo crime de lavagem de dinheiro.
Um dia aguardado no cenário político lagartense, o ato de posse, previsto para as 9h, ocorreu com duas horas de atraso na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, de representantes da OAB, secretários e familiares na sessão ordinária.
Durante a sessão, Hilda Ribeiro, esposa do deputado Gustinho Ribeiro (SD), assinou o documento que prevê tempo indeterminado de suas funções como prefeita, o que depende do retorno de Valmir. Ela já havia assumido entre novembro e dezembro passado. “É uma honra estar aqui com vocês novamente, mas vamos trabalhar”, disse ela ao público.
Antes da posse, alguns vereadores discursaram na tribuna relatando as dificuldades do município, e a respeito da votação do requerimento de urgência da licença solicitada por Valmir. A licença foi concedida no dia 1º deste mês de forma monocrática pelo presidente da Casa, o vereador Carlos Eduardo, o Eduardo de João Maratá, mas entrou em votação.
A licença foi aprovada com treze votos favoráveis dos vereadores e quatro abstenções. Prevista na Lei Orgânica do Município, é de competência exclusiva da Câmara autorizar o prefeito e o vice-prefeito a se ausentarem do Município, quando a ausência exceder a dez dias. No entanto, a Justiça já havia determinado a posse da vice, diante da prisão do prefeito. Após a votação, a sessão foi suspensa por dez minutos para iniciar a posse de Hilda Ribeiro.
Ainda anterior à sessão especial, circulou a notícia de que o secretário do município Carlos Ângelo da Silva pediu a exoneração do cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Semdurb). O documento foi protocolado hoje na Secretaria de Administração do município.
A defesa de Valmir entrou com novo pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), depois que foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Foto: reprodução/Portal Lagartense


Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação

Condenados podem recorrer da decisão

Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos

Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego

Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF