Jairo comemora redução de ICMS sobre derivados do leite em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Jairo comemora redução de ICMS sobre derivados do leite em SE
Política 22/06/2017 15h53 |


O deputado Jairo de Glória (PRB), utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (22), para agradecer ao governador Jackson Barreto (PMDB) e ao secretário de Estado da Fazenda, Josué Modesto, a publicação de uma nova pauta fiscal destinada aos derivados do leite, .  Após reuniões com os gestores, o parlamentar e os produtores conseguiram a redução da incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi reduzida de 20 reais para 9 reais representando uma diminuição de 55% do valor.

De acordo com o deputado, a pauta anterior foi editada quando o preço do quilo do queijo e demais derivados do leite, oscilava entre 5 reais e 8 reais, sendo que o ICMS era calculado em cima desses valores, só que o Governo aumentou em 20 reais. “A pauta atual encontra-se acima do preço médio do mercado. Para se ter uma ideia, o preço médio oscila entre 13 reais a 14 reais, trazendo enormes prejuízos à cadeia produtiva do leite e seus derivados em Sergipe”, ressalta.

“Mostramos em reunião que uma medida justa seria edificar nova portaria modificando a Pauta Fiscal vigente, aplicando-se o mesmo percentual da época em que entrou em vigência a portaria revogada pela atual, ou seja, à época, o preço médio do queijo coalho era de 5 reais e a Pauta Fiscal do mesmo, era de 1 real e 70 centavos, que correspondia a 34% do preço médio praticado no mercado. Hoje, o preço médio do mesmo queijo coalho é de 13 reais, aplicando-se a regra daquela época, teríamos uma Pauta Fiscal de 4 reais e 42 centavos, o que corrigiria o confisco fiscal estabelecido”, esclarece.

Jairo de Glória comemorou a luta para que fosse editada uma nova portaria sobre a Pauta Fiscal dos Derivados do Leite.

“Essa pauta não era corrigida há mais de dez anos e o secretário da Fazenda corrigiu com uma incidência muito alta. Recentemente o Governo do Estado baixou uma nova portaria baixando de 20 reais o valor que era cobrado na incidência do ICMS, para 9 reais. É um avanço, uma conquista muito grande para os produtores, algo em torno de 60% e eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado e à Secretaria da Fazenda, de atender um apelo do parlamentar, um apelo do povo do sertão”, enfatiza.

Fonte: Agência Alese

Mais Notícias de Política
 João Uender
01/09/2025  18h07 Senador Laércio Oliveira prestigia entrega de título de cidadão em Petrolina
Empresário Paulo Nunes recebe medalha e reconhecimento pelo impacto da Jotanunes no desenvolvimento local
Ronald Almeida/PMA
01/09/2025  15h46 Nova licitação do transporte público deve ser iniciada até dezembro
Estudo do CTM está em andamento e audiências públicas serão realizadas para ouvir a população antes da finalização do projeto
Reinaldo Moura/ASN
01/09/2025  14h36 Sergipe vai receber R$ 136 milhões do Fundef após decisão do STF
Recursos serão pagos até 2027 e parte será destinada a abono para professores
Lula Marques/Agência Brasil
31/08/2025  11h17 Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões
Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática
Marcelle Cristinne/TCE
27/08/2025  22h20 TCE discute compatibilização de obras de drenagem com esgotamento em Aracaju
Consenso busca soluções para preservar o rio Vaza Barris

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado