Morre, aos 85 anos, o ex-prefeito de Boquim Horácio Fontes
Política 21/11/2015 17h56 |Por Márcio Rocha
Faleceu, na tarde deste sábado (21), vítima de insuficiência renal, o ex-prefeito de Boquim por três mandatos, Horácio Fernandes Fontes. O ex-prefeito estava internado há alguns dias no Hospital São Lucas, zona sul de Aracaju, até que não resistiu e veio a falecer.
Conhecido por ser um grande visionário, Horácio Fontes teve sua vida marcada pela atuação como empresário do ramo de agricultura e pela sua trajetória política. Segundo o ex-governador de Sergipe, Albano Franco, Horácio Fontes era um homem com grandes caraterísticas do que havia de melhor em um político, um grande exemplo de probidade administrativa, respeito com a população e com o dinheiro público. “Homens de sua estatura cívica somam uma minoria no atual panorama político-administrativo da nação”, disse Albano sobre o ex-prefeito.
Nascido em 19 de abril de 1930, Fontes governou a cidade de Boquim por três vezes, sendo um dos grandes incentivadores da Festa da Laranja, responsável pelo salto no desenvolvimento econômico e social do município, além de ter trabalhado pela expansão da cidade nos aspectos educacionais e culturais.
Conhecido por sua austeridade no trabalho enquanto prefeito, Fontes foi surpreendido pela população boquinhense que coroou seu aniversário de 80 anos com uma grande festa em praça pública, realizada por iniciativa popular, dimensionando o carinho do povo de Boquim por seu ex-prefeito.
O deputado federal Laércio Oliveira lamentou a morte de Horácio Fontes, lembrando que ele foi um grande exemplo de personalidade política. “Horácio Fontes deixa um legado que permanecerá para sempre na história da cidade e no coração do povo de Boquim. Um grande gestor público, dono de grandes qualidades que o elevaram à prefeitura por três vezes e que fará muita falta na política sergipana. Horácio foi um grande exemplo de respeito e responsabilidade na política. Lamento muito a sua morte. Horácio é um político referencial, um exemplo a ser seguido”, afirmou o deputado.
Primo do ex-prefeito, o ex-deputado federal João Fontes, disse que pessoas como Horácio Fontes fazem a política com zelo, orgulho e respeito. “Sergipe perdeu um dos maiores homens de sua história política. Horácio Fontes tinha as melhores qualidades de um grande administrador. Respeito, zelo e responsabilidade foram a sua marca como prefeito da cidade por três vezes. Perdemos um grande exemplo”, disse João Fontes.
O empresário Fernando Carvalho, diretor do Grupo Multserv, do qual F5 News faz parte, é casado com Maria Tereza, filha de Horácio Fontes, e registra que sempre extraiu da convivência com o sogro um acervo de valiosas referências. “Mais do que uma pessoa de bem, Seu Horácio foi um exemplo de honradez e dignidade absolutas, opção existencial que colocou rigorosamente em prática na sua passagem pela vida pública”, afirmou.
O corpo do ex-prefeito será velado na Prefeitura Municipal de Boquim, e o sepultamento está marcado para as 16 horas deste domingo (22), no cemitério local.
Horácio Fontes deixa viúva - Vivi Fontes - e duas filhas: a empresária Maria Tereza Fontes Carvalho e a médica Maria Amélia Fontes Russo, casada com o também médico Marcelo Russo.
Segundo manifestações de moradores da cidade nas redes sociais, a cidade fica na orfandade de "Seu Horácio".


Número de assinaturas dentro do pedido é apenas simbólico

Motim no plenário tentou impedir julgamento de Bolsonaro no STF

Presidente da Câmara diz que interesses pessoais não podem prevalecer

Ricardo Vasconcelos acusa ex-prefeito Edvaldo Nogueira de remanejar recursos de emendas sem autorização
