Subvenções: presidente da Assomise presta novos esclarecimentos no MPE
Política 30/07/2015 12h35 |Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo
O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Sergipe (Assomise), o major Adriano Reis, voltou ao Ministério Público Estadual (MPE) nesta quinta-feira (30), para prestar novos esclarecimentos sobre a utilização dos valores das verbas de subvenção destinados à entidade em 2014. Na semana passada, o MPE e a Polícia Civil apreenderam documentos e computadores na sede da instituição e na casa do major Adriano.
Em conversa com F5News, o presidente da Assomise voltou a afirmar que está à disposição do Ministério Público para fornecer todas as informações que possam contribuir com o andamento das investigações.
“Foi apreendido todo o balancete anual (referente a 2014) e é algo muito grande para que uma pessoa que é da área consiga destrinchar, por isso a gente vai discriminar alguns valores. A Assomise está pronta para esclarecer qualquer dúvida”, disse.
O advogado da Associação, Valério Fernandes, acompanhou a audiência extrajudicial e informou que o promotor de Justiça Bruno Melo, que integra o Grupo de Combate à Improbidade Administrativa do MPE, estabeleceu um prazo de dez dias para que o detalhamento dos gastos seja apresentado. “Os promotores estão com a pasta das notas referentes às subvenções, mas eles querem que especifique de que foram foram usadas”, completou.
“Se a Assomise conseguir provar que ele foi gasto em benefício da obra, vamos tratar da segunda questão: o dinheiro não foi desviado para alguém e ficou em poder dele. Vamos verificar ilegalidade ou não do encaminhamento desse recurso que defende interesses de seus associados”, observou o promotor Henrique Cardoso, em entrevista coletiva, na última quinta-feira (23).
Em 2014, a Associação recebeu R$ 844 mil em verbas de subvenção da Alese por indicação do deputado Capitão Samuel (PSC). No processo que tramita na Justiça Eleitoral, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/MPF) argumenta que a associação não se caracteriza como entidade beneficente por ser entidade de classe.
Nos meses de abril e maio de 2015, o presidente da Assomise prestou depoimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE). “Eu expliquei a ela (procuradora federal Eunice Dantas) nos meus depoimentos que nós patrocinamos desportos, cedemos nosso espaço público às comunidades do Barrozão e do Santa Maria, apoiamos o Projeto Amiguinhos da Polícia, do sargento Sandro, e este ano instalei o projeto Brigada Mirim, que atende 30 crianças”, afirmou o major Reis durante entrevista coletiva na semana passada.
Foto: Fernanda Araujo/F5 News


Relatórios apontam sobrepreço de até R$ 28,5 milhões e abuso de poder

Em visita a Propriá, senador viabiliza novos equipamentos, reformas e reforça compromisso com o desenvolvimento regional

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ

Corte entendeu que não houve comprovação de vínculo familiar que configurasse inelegibilidade reflexa; decisão foi unânime

Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF, se reuniu com o vice-presidente na manhã desta segunda-feira (28/7)