Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa
Brasil e Mundo 08/10/2015 20h13 |Os brasileiros estão pouco estimulados a comprar, por causa da falta de dinheiro e dos preços altos, revela a pesquisa Pulso Brasil, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Os consumidores optam pela compra de produtos mais baratos, como artigos de telefonia e eletroportáteis e compram menos eletroeletrônicos, como televisores e home theaters. Na percepção de 43% das pessoas, as condições financeiras estão piores, ou muito piores, agora. Em 2014, esse percentual era 12%.
No primeiro semestre deste ano, 70% dos entrevistados disseram não ter adquirido itens como geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, telefones, móveis, eletroeletrônicos, eletroportáteis, computadores, impressoras, notebooks, tablets, automóveis, câmeras fotográficas digitais, videogames ou filmadoras.
Para 32%, a falta de dinheiro foi o principal motivo para não comprar tais produtos e, para 28%, foram os preços muito altos. Apenas 16% afirmaram ter conseguido adquirir tudo o que queriam.
A pesquisa indica também que 77% não pretendem comprar nenhum desses itens em breve. Entre os que desejam fazer alguma compra, 8% pensam em produtos da linha branca; 6%, em artigos da linha marrom; 5%, em móveis; 4%, em celulares; 3%, itens de informática; 2%,em automóveis; 1%, em eletroportáteis; e 1%, em eletrônicos.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Elisângela Valença/Arquivo F5 News


Estudos indicam que vínculos sociais e hábitos saudáveis reduzem o risco de declínio cognitivo

Pesquisa de 15 anos mostrou maior incidência de demência entre idosos que consumiam carne vermelha e alimentos processados em excesso

Oftalmologista ressalta que a escolha do modelo varia conforme a necessidade visual ou estética

Maioria ocorre em áreas de Cerrado

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença