Lancha com passageiros vira na travessia para Salvador | F5 News - Sergipe Atualizado

Lancha com passageiros vira na travessia para Salvador
18 pessoas morrem em naufrágio em Mar Grande (BA)
Brasil e Mundo 24/08/2017 11h00 - Atualizado em 24/08/2017 20h55 |


Por F5 News

Uma lancha com capacidade para 160 pessoas naufragou na Bahia. A embarcação fazia a travessia de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, para Salvador na Baía de Todos-os-Santos e afundou por volta das 6h30 desta quinta-feira (24). Até o momento, a informação é de que 18 pessoas morreram, entre elas crianças, e 89 foram resgatadas com vida.

Segundo o 2º Distrito Naval, a lancha Cavalo Marinho I virou a cerca de 200 metros, pouco depois de sair do terminal marítimo do município que fica na praia de Mar Grande. A informação inicial é de que havia cerca de 129 passageiros na lancha. Cinco corpos foram resgatados pela Marinha e outras 17 vítimas por embarcações particulares. Porém, ainda não há uma precisão do número de pessoas retiradas do mar e de quantas estão desaparecidas.

De acordo com a Capitania dos Portos, três navios da Base Naval de Aratu e três lanchas da Capitania dos Portos foram deslocadas para o local do naufrágio para auxiliar nas buscas. Os trabalhos de resgate contaram ainda com embarcações de particulares.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas resgatadas com vida, elas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, para o Hospital Municipal de Itaparica, ao Hospital do Subúrbio e Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador.

Paras as buscas, também foram deslocados para o local uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros da Bahia. As vítimas foram resgatadas na praia do Duro, em Vera Cruz, com auxílio de helicóptero. Uma criança foi atendida pelo Samu no Terminal Náutico de Salvador, mas não sobreviveu.

Segundo alguns dos sobreviventes, no momento do acidente chovia muito, a embarcação começou a molhar e virou quando foi atingida por uma onda. Além disso, reclamam que o socorro demorou por duas horas. A Marinha afirma que só recebeu o chamado uma hora após o acidente.

A travessia estava suspensa desde a última terça-feira (22) por questões climáticas, no entanto as embarcações voltaram a ser autorizadas para navegação. Por conta da maré baixa, o terminal de Vera Cruz ficou inoperante. Os fortes ventos e o mar agitado estavam impossibilitando ainda a operação das escunas de turismo.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que a embarcação já foi resgatada e os órgãos continuam auxiliando no resgate de vítimas que ainda estão desaparecidas. A avaliação da lancha será feita pela Marinha, que vai analisar a regularização da embarcação e se operava com número de passageiros acima do permitido. A empresa, proprietária da embarcação, afirma que a situação estava regular. Um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

Nesta quarta (23) outro naufrágio também foi registrado no Pará. Ao todo, 19 corpos foram encontrados no Rio Xingu e outras vítimas ainda estão desaparecidas. O barco fazia transporte clandestino de passageiros. As equipes mantiveram as buscas às vítimas até o fim da tarde de ontem e foram retomadas hoje cedo. 

Fotos: Xando Pereira AG. A Tarde

Com informações da Agência Brasil

Atualizado para acréscimo de informações 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Freepik/ Ilustrativa
20/09/2025  16h00 Alta incidência de quedas expõe vulnerabilidade dos idosos no Brasil
Estudo revela que 63% já sofreram quedas e 90% vivem com medo de cair, cenário acima da média global que afeta mobilidade, independência e saúde mental
Agência Brasil
20/09/2025  10h30 Brasil tem redução recorde na lista Piores Formas de Trabalho Infantil
Em 2024, 560 mil crianças e adolescentes atuavam nas atividades
Cristian Camilo/Divulgação
20/09/2025  08h04 Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora
Decisão autoriza terceiros a produzir medicamento
 Marcello Casal
19/09/2025  17h30 35 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro
Tempo de espera para consultas e exames é desafio histórico
Ministério do Trabalho/Divulgação
19/09/2025  12h30 IBGE aponta que trabalho infantil no Brasil reduziu 21,4% em oito anos
Em 2024, eram 1,65 milhão de crianças e adolescentes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado