CVV necessita de sede para funcionar
Atualmente instituição trabalha numa sala cedida pela Polícia Militar Cotidiano 28/11/2012 21h00 |Por Sílvio Oliveira
O Centro de Valorização da Vida está funcionando temporariamente numa sala cedida pelo quartel da Polícia Militar de Sergipe, mas necessita de sede para realizar a contento as atividades de prevenção ao suicídio e outras enfermidades. São cerca de 1.200 chamadas por mês e mais de 80 mil ligações em seis anos de atuação da entidade em Sergipe.
A necessidade foi anunciada pela porta-voz da instituição, Silvia Nunes (foto principal), em encontro realizado nesta quarta-feira (28), na Sociedade Semear, em Aracaju, com integrantes da mídia sergipana e a Rede de Proteção Psicossocial, para tratar sobre como o suicídio na pauta jornalística.
Segundo Sílvia Nunes, os voluntários do CVV já mantiveram contato com diversas secretárias estaduais e municipais, mas não obtiveram êxito. Também realizaram encontros com a iniciativa privada, sem resposta positiva. “A gente está sem condições, sem sede, vendo a hora do comandante da polícia pedir a sala e não termos para onde ir”, informou.
Trabalho silencioso
O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, com 73 unidades em todo o Brasil, e que conta com o apoio do Ministério da Saúde para atender chamadas de pessoas angustiadas, deprimidas, solitárias e em crise pessoal.
O atendimento é realizado em Sergipe por 28 voluntários, que se revezam no trabalho de ouvir e orientar pessoas com problemas existenciais. “Fazemos um trabalho silencioso, reconhecido e apoiado pelo Ministério da Saúde. Quando há reuniões que envolvem questões de suicídio, sempre há representantes de todos os CVV’s, porque eles veem a instituição como uma porta de prevenção para que não aconteça o suicídio”, disse Neves.
Voluntário
A instituição também necessita de voluntários, já que os 28 existentes se revezam de domingo a domingo, inclusive feriados. A inscrição poderá ser feita por telefone e em 2013 haverá um novo curso de capacitação para o voluntariado do Centro.
Pode ser qualquer pessoa, desde que se enquadre no perfil do trabalho realizado pelo CVV e seja maior de 18 anos.
Quem tiver algum interesse em ajudar, basta ligar para os números (79) 3213 7601 ou 0800 02844 456.
Matéria relacionada:
CVV sugere nova abordagem sobre suicídio na mídia
Foto: Sílvio Oliveira


Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício