Detran/SE e BPTran realizam ações educativas em alusão ao Dia das Crianças
A parceria proporcionou palestra educativa para crianças do ensino fundamental Cotidiano | Por Agência Sergipe 11/10/2023 16h17 |Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira, 12 de outubro, e com o foco na educação e formação social para um trânsito seguro, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), proporcionou palestra educativa para crianças do ensino fundamental menor de uma escola particular de Aracaju. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, com o objetivo de levar ao público infantil, de forma divertida, informações sobre um trânsito responsável, a fim de tornar a criança um agente fiscalizador.
De acordo com Zilda Mendonça, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, palestras educativas sobre o trânsito são gratificantes, pois é na escola que as crianças têm o primeiro contato com o mundo do conhecimento. “Esta parceria com o Detran e o BPTran permite uma janela de percepção para os alunos, além de educar a comunidade estudantil de forma lúdica”, considera.
Segundo a coordenadora da Escola de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, é fundamental informar as crianças sobre a legislação de trânsito. “Trazer de forma dinâmica as leis para a criança ajuda na compreensão e a torna um agente de mudanças na conduta dos pais ao dirigir”, aponta.
O agente da BPTran, sargento Thiago Damasceno, explicou que educar as crianças sobre o trânsito também influencia a conduta dos pais. “A junção conhecimento adquirido na escola e vínculo afetivo gera um convencimento de mudança real, e a criançada atua como agente de fiscalização”, ressalta.
Na oportunidade, também foi lançado o ‘Agente Mirim’, instrumento de reflexão e aprendizado para que as crianças atuem, simbolicamente, como agentes na fiscalização dos próprios pais/responsáveis, por meio do ‘Bloquinho de Multas’, que será lançado pelo Detran/SE ainda neste mês de outubro.





