Eclipse solar será visível em Sergipe neste sábado (14)
Físico sergipano explica o fenômeno e dá dicas para observá-lo com segurança Cotidiano | Por Emerson Esteves 14/10/2023 07h30 |Este sábado (14) será um dia especial para os amantes da astronomia e do fenômenos espaciais. A partir das 15h será possível observar um eclipse solar em áreas das regiões Norte e Nordeste. Em Sergipe, de acordo com o professor de física Iago Menezes, o fenômeno será ‘’mágico’’ e a Lua irá cobrir aproximadamente 80% do disco solar.
Os eclipses estão longe de ser fenômenos raros, no entanto, quem perder essa oportunidade poderá acompanhar um próximo com visibilidade em Sergipe somente no dia 2 de outubro de 2024, sendo este observado de forma parcial.
O que é um eclipse?
Segundo Iago Menezes, o eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, fazendo assim com que a luz que é emitida pelo Sol seja bloqueada durante certo tempo, o que causa uma sombra na Terra.
O fenômeno que será observado neste sábado é o Eclipse Solar Anular, que é um fenômeno um pouco mais raro. “Ele acontece quando a Lua, que executa uma órbita elíptica, se encontra mais distante da Terra durante sua passagem à frente do Sol. Com isso, mesmo estando na região atingida pela Umbra da Lua, não conseguimos visualizar a luz do Sol completamente bloqueada. Em vez disso, parte do Sol fica visível em torno da Lua, criando um ‘’anel’’ iluminado”, afirma.
Em Sergipe, o eclipse deve começar por volta das 15h e durar até o pôr do Sol. A Região Nordeste será privilegiada para observação do fenômeno, alguns estados serão contemplados com o Eclipse Solar Anular, mais especificamente Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e uma pequena parte de Pernambuco. À medida que se desce para as regiões mais ao Sul do país, a visualização do fenômeno vai diminuindo.
Será possível visualizar o Eclipse a olho nu
Embora seja um fenômeno bonito e até místico, o físico alerta para alguns cuidados que devem ser tomados durante a observação do eclipse.
Durante um eclipse, onde parte da luz do sol é bloqueada, ainda existe uma grande incidência de radiação sendo emitida por ele. Essa radiação pode causar danos graves e irreversíveis aos olhos se incidir diretamente sobre eles, sem proteção.
“Uma dica muito boa e de baixo custo para observar o eclipse de forma segura é utilizar uma lente para máscara de solda, a partir do número 14. Ainda assim, é preciso observar de forma consciente e cautelosa, observe por alguns segundos e descanse os olhos por alguns minutos”, destaca Iago Menezes.
Ele orienta cuidados para evitar danos aos olhos no acompanhamento do eclipse:
- Não olhe diretamente para o Sol;
- Não olhe para o Sol com seus óculos escuros;
- Não use pedaços de vidro escuros ou de garrafas;
- Não olhe o reflexo do Sol em alguma bacia com água;
- Não use CDs ou chapas de Raios-X;
- Não use um telescópio ou binóculo sem a proteção ocular adequada.
Segundo apurou o F5 News, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) - Galileu Galilei, localizada no Parque da Sementeira, no bairro Jardins, não irá proporcionar nenhum tipo de acesso de observação do eclipse porque o espaço está em reformas.
O Observatório Nacional do Brasil vai fazer uma transmissão ao vivo do fenômeno. A live estará disponível no YouTube a partir das 11h30 deste sábado (14).





