Estudantes participam de movimento em defesa da educação pública
Cotidiano 28/11/2012 15h16 |Por Adriana Meneses
Na tarde dessa quarta-feira (28), alunos da rede pública de ensino e integrantes de diversos movimentos populares se reuniram na Praça da Bandeira, bairro São José, onde iniciaram um ato em defesa da educação pública. O movimento é conhecido como 'Levante Popular da Juventude', que faz parte do calendário nacional da Jornada de Luta por um projeto popular para a educação.
De acordo com a coordenadora do movimento em Sergipe, Jessy Dayane (foto), o ato tem como objetivo mostrar a sociedade as desigualdades existentes no ensino público e ainda reivindicar os direitos das classes excluídas do processo educacional. “Queremos dar uma resposta, sempre buscando incluir nesse processo de educação negros, índios, pobres e analfabetos, que muitas vezes não sabem que a educação é um direito de todos e uma obrigação do governo”, disse.
Ainda de acordo com Jessy, o movimento trabalha a pauta reivindicatória em três temas centrais: A inclusão de 10% do PIB para a educação, a erradicação do analfabetismo, e a implementação de cotas. O movimento busca ainda a reativação de escolas da zona rural que fora fechadas, campus universitário no sertão, e creches para que mães estudantes tenham onde deixar seus filhos.
Em marcha, os estudantes saíram pelas ruas do centro da capital e finalizaram o movimento na Praça Fausto Cardoso, onde aconteceu oficinas de dança, percussão e teatro, além de uma aula pública onde foi debatida a educação em Sergipe.


Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício