“Ladrão só rouba galinha que não faz barulho”, diz sindicalista
Sindicatos farão protesto contra taxa de estacionamento nos shoppings Cotidiano 28/11/2012 12h10 |Por Fernanda Araujo
“Ladrão só rouba galinha que não faz barulho”, essa é a indignação e o protesto do vicepresidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE), José Souza, em referência a cobrança de taxas dos estacionamentos dos shoppings Jardins e Riomar, de Aracaju (SE).
Em ato de protesto contra a cobrança aos clientes e aos funcionários, a CTB e seus sindicatos filiados, dentre eles o Sindicato dos Bancários, cujo Souza é presidente, convidam os aracajuanos para um apitaço, às 20h desta quinta-feira (29), em frente ao shopping Riomar. O ato será uma resposta ao Grupo JC Paes Mendonça, proprietário dos dois shoppings. “Ele acredita que a população vai se manifestar e depois se esquecer, mas esse é o primeiro passo. Nós não vamos admitir e vamos continuar cobrando uma atitude correta", antecipa Souza.
Exceto o shopping Prêmio, localizado em Nossa Senhora do Socorro, os dois shoppings estão cobrando uma taxa de R$ 4, dando 20 minutos de tolerância - ou seja, permanecendo por esse tempo ou menos, o motorista fica isento. Os sindicalistas acreditam que a taxa é abusiva e o tempo insuficiente.
O presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, que estará representando os trabalhadores do Ceac, não admite o pagamento e defende um boicote. “O Governo do Estado colocou um serviço gratuito lá, fora o Detran, não se paga nada no Ceac. Quem vai para esse serviço que normalmente é de graça vai ter que pagar o estacionamento no Shopping Riomar. Os servidores do Ceac serão prejudicados. Além disso, não há serviço nos shoppings que durem menos de 20 minutos”, acredita.
José Souza afirma ainda que o pagamento do estacionamento não pode acontecer, devido às taxas que já são incluídas nos produtos das lojas. “Nós sabemos com clareza que nas mercadorias dos shoppings já é embutido o preço do estacionamento. O que o Grupo Mendonça quer é tributar e nós já pagamos esse tributo. É contra isso que faremos a nossa manifestação amanhã”, completa.
Estudantes da faculdade Fanese, instalada no shopping Riomar, Sintrase e a Federação dos Comerciários também estarão se manifestando com apitos e bandeiras. Ainda não há expectativa da quantidade de participantes. A ideia é abrir o debate com a sociedade no sentido de não aceitar a cobrança. A CTB pretende ainda realizar um próximo ato em frente ao shopping Jardins. “Quem se sentir no direito de protestar essa é a hora”, convida Waldir.
Foto: Sílvio Oliveira
Matérias relacionadas
Taxa de estacionamento: Fecomse vai impetrar ação contra shoppings
Como será a cobrança por estacionamento nos shoppings de Aracaju
Estacionamentos dos shoppings serão cobrados a partir desta segunda


Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício