Sucuris têm o mesmo tamanho há 12 milhões de anos, aponta estudo
De acordo com estudo, a milhões de anos atrás existiam crocodilos e tartarugas gigantes, mas apenas o tamanho das sucuris perdurou até hoje Cotidiano | Por Metrópoles 08/12/2025 14h00 |Imagine estar andando por aí e se deparar com uma sucuri (Eunectes) com cerca de cinco metros. Assustador, não é mesmo? Mas essa cena não era comum apenas do nosso cotidiano. Pesquisadores descobriram que as anacondas mantêm o mesmo tamanho gigantesco desde quando surgiram pela primeira vez em registros fósseis, há cerca de 12 milhões de anos, no período Mioceno Médio.
O artigo liderado por pesquisadores europeus e venezuelanos foi publicado nessa segunda-feira (1) na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology.
Durante o Mioceno Médio e Superior – entre 5,3 e 12,4 milhões de anos atrás –, as temperaturas eram mais suaves e a oferta de alimento era grande, fatores que ajudaram no crescimento de muitas espécies. No entanto, poucas sobreviveram até os dias atuais e seus parentes modernos são menores.
Também chamadas de anacondas, as sucuris atuais fazem parte do grupo de serpentes mais pesado do mundo devido ao tamanho, entre quatro e cinco metros de comprimento. Alguns exemplares podem chegar até mais de seis metros.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
