Fábio Mitidieri se posiciona contra PEC da Blindagem e PL da Anistia
Governador afirma que políticos já possuem privilégios suficientes e critica anistia ampla para envolvidos nos atos de 8 de janeiro Política | Por F5 News 22/09/2025 12h45 |O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), declarou ser contra a chamada “PEC da Blindagem” e também contra o Projeto de Lei da Anistia. As duas propostas estão em tramitação no Congresso Nacional e têm gerado amplo debate entre a população.
Segundo o chefe do Executivo estadual, o político brasileiro já é excessivamente blindado e possui muitos benefícios, entre eles o foro privilegiado. “O político já possui a blindagem da tribuna, porque ele pode falar o que quiser, sem correr nenhum tipo de risco”, afirmou.
Mitidieri destacou que respeita a decisão dos deputados, já que ela representa a democracia, na qual uns podem concordar e outros discordar. No entanto, disse não ver essa decisão como positiva para o Brasil e espera que o Senado Federal possa barrar a proposta.
PL da Anistia
Em relação ao projeto que visa livrar de ações judiciais pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o governador também se declarou contrário, mas fez uma ressalva sobre a dosimetria. “Anistia ampla é beneficiar a impunidade e incentivar a baderna. Meu questionamento é sobre a dosimetria: muitas pessoas estavam ali na manifestação, induzidas por uma retórica equivocada, mas acabaram cometendo um crime e devem pagar, de forma justa”, concluiu.





