Governo de Sergipe lança Portal para facilitar o atendimento ao cidadão
A iniciativa abrange serviços prestados ao cidadão, servidor ou empresas em um único domínio Política | Por Agência Sergipe 17/12/2025 10h18 |O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), lança, nesta quarta-feira (17), o Portal Único de Serviços, ferramenta que centraliza serviços essenciais para atendimento ao cidadão e agendamento de serviços estaduais.
O lançamento ocorre durante o 2º Seminário de Transformação Digital do Estado, que também marca a apresentação da estratégia de implementação do Serviço Eletrônico de Informações (SEI) e da versão 3.0 da Rede Integrada do Estado de Sergipe (RIGES).
A primeira fase do Portal consiste na elaboração de um inventário que abrange todos os serviços disponibilizados no setor público. O objetivo é concentrar o acesso aos serviços em um único domínio, a fim de facilitar a consulta por meio de um sistema inteligente, que explica passo a passo como realizar a solicitação e qual o órgão responsável.
No entanto, os serviços seguem disponíveis também nos respectivos sites dos órgãos, a exemplo dos ofertados pelo Detran, SSP, entre outros. A iniciativa decorre do decreto de número 1.107, de abril deste ano, que institui a Política Digital do Governo do Estado.
Para a próxima etapa, o Portal Único de Serviços integrará um login único. A ideia é que todos os serviços, como emissão de documentos ou pagamento de impostos, estejam concentrados em uma única credencial de acesso para cada usuário. Na última fase de implementação, o site deverá sintetizar todos os serviços, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, para que o solicitante possa ser direcionado ao serviço de forma facilitada.
