Prefeitura de Aracaju apresenta balanço anual e detalha uso de recursos da Deso
Plano de aplicação prevê investimentos em saúde, infraestrutura, educação, assistência social e mobilidade, totalizando R$ 435,4 milhões. Política | Por F5 News 10/12/2025 16h53 |A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reuniu profissionais da comunicação nesta quarta-feira (10) para apresentar um balanço do primeiro ano de gestão e detalhar o plano de aplicação dos recursos provenientes da concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O município dispõe de R$ 435,4 milhões destinados a investimentos estruturados em áreas como saúde, educação, assistência social, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura.
O encontro teve como objetivo expor as ações realizadas ao longo de 2025 e descrever como os valores recebidos pela concessão serão distribuídos. O Plano de Aplicação foi elaborado seguindo diretrizes do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e dos projetos já previstos pela administração municipal.
Na área da saúde, o planejamento prevê a construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo III. Na assistência social, o município incluiu obras de construção e reforma de unidades dos Cras e Creas, além da implantação da Cidade Neurodivergente. O pacote também contempla a construção de um Hospital Veterinário Público.
Em infraestrutura, o plano reúne intervenções como drenagem de canais, revitalização de praças, duplicação da ponte Godofredo Diniz, recuperação do viaduto da avenida Francisco Porto, recapeamento asfáltico de diversas vias e ações de urbanização em diferentes comunidades.
No setor da educação, os recursos serão destinados à reforma e ampliação de unidades escolares, além da construção de novas escolas nos bairros Porto D’Antas e Dom Luciano, e de uma creche no Centro. Também estão previstas ampliações em escolas já existentes e investimentos em melhorias estruturais em EMEIs e EMEFs.
Durante o encontro, a Prefeitura apresentou ainda o calendário das campanhas publicitárias previstas para 2026 e entregou a revista impressa “Nova Aracaju”, que reúne um resumo das principais ações realizadas.
A distribuição dos recursos inclui, ainda, o pagamento de precatórios pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e intervenções no setor ambiental, como a implantação do hospital veterinário. No turismo, o destaque é a requalificação da Orla do Rio Sergipe.
A seguir, os principais investimentos previstos no Plano de Aplicação da outorga da Deso:
Saúde
- Construção do CER IV
- Construção da UPA Tipo III
Infraestrutura
- Drenagem e recuperação de canais (Médici, Airton Teles, Tamandaré, L2/Santa Maria)
- Reurbanizações e revitalizações de praças
- Melhoria habitacional no Recanto da Paz
- Intervenções viárias e recapeamentos
- Duplicação da ponte Godofredo Diniz
- Recuperação do viaduto Francisco Porto
- Projetos estruturais como Centro Vivo e Cidade Neurodivergente
- Usina de asfalto
Educação
- Reformas e ampliações de escolas e creches
- Construção de unidades no Porto D’Antas, Dom Luciano e Centro
- Ampliações nas unidades Dom Hélder, Monsenhor João Moreira, Bebé Tiúba e Rachel Cortes
Procuradoria-Geral do Município
- Pagamento de precatórios vinculados à outorga
Meio Ambiente
- Construção do Hospital Veterinário Público
Assistência Social
- Construção e reforma de unidades dos Cras e Creas
- Construção de equipamentos como Casa Lar, Abrigo Caçula Barreto, Casa de Passagem e Centro POP
- Implantação de Centro Dia e Residência Inclusiva
Turismo
- Requalificação da Orla do Rio Sergipe
