Estudo mostra o que acontece no cérebro quando tomamos café sem açúcar
Cientistas da Universidade Johns Hopkins dizem que o café sem açúcar não age apenas como estimulante, mas também fortalece as redes neurais Cotidiano | Por Metrópoles 14/12/2025 16h00 |Para muitas pessoas, o dia só começa depois de uma boa xícara de café, garantindo uma dose extra de energia. Em um novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) investigaram o que acontece com o nosso cérebro e corpo quando tomamos café puro, sem a adição de açúcar ou adoçantes.
Eles descobriram que a bebida não age apenas como um estimulante natural, ela tem uma função maior no organismo. O consumo regular do café preto está relacionado a processos neurais específicos e mecanismos de proteção celular, com a capacidade de potencializar a conexão neural. Na prática, ela contribui para manter a mente ativa e alerta por meio do fortalecimento das redes neurais.
Ao estudar os efeitos do café no cérebro, os pesquisadores registraram efeitos significativos no hipocampo, região do cérebro associada à memória.
Consumo de café sem açúcar
Ao avaliar os impactos do consumo do café no organismo de modo geral, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins destacam que, sem a adição de adoçantes, a bebida tem baixo teor de gorduras e calorias e pode contribuir com a perda de peso graças à ação no metabolismo.
O café acelera o metabolismo basal, ajudando o organismo a processar os nutrientes de forma mais rápida; e aumenta a termogênese, processo em que o corpo gera calor e queima energia com mais eficácia.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
