Mais de 1700 crianças nasceram em seis meses na Maternidade Lourdes Nogueira
Os dados da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju refletem o impacto da unidade Cotidiano | Por F5 News 17/10/2023 09h29 - Atualizado em 17/10/2023 11h51 |Inaugurada em abril deste ano, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) localizada no bairro 17 de março, na Zona de Expansão de Aracaju, completa seis meses de funcionamento nesta terça-feira (17) com a marca de mais de 1.700 partos realizados.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante os 180 dias foram 1.753 partos, sendo 1.079 normais e 674 cesáreos. Também foram realizados 6.480 testes de triagem neonatal, 6.095 atendimentos de urgência e emergência e mais de 20 mil exames laboratoriais.
Segundo a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, os números são positivos e demonstram uma necessidade para a saúde pública de Aracaju e de Sergipe.
“A proposta desde o início, é humanizar esse momento especial na vida das mulheres e das crianças. Nosso equipamento pratica o acolhimento em todas as fases do parto na vida das pessoas e, quando realizado de maneira humanizada, sendo ele natural ou cirúrgico, torna a experiência da família mais especial e prazerosa. Estamos trabalhando com vidas e sonhos, e o impacto que isso tem no dia a dia das pessoas que passam pela maternidade é bastante positivo”, explicou a gestora.
Segundo a SMS, no mês em que foi inaugurada, a unidade realizou 92 partos sendo 62 normais e 30 cesarianas, já no mês de maio os números saltaram para 259 partos sendo 94 cesarianas. Os meses de julho e agosto atingiram a marca dos 300 partos, e setembro até o momento foi o mês com mais nascimentos registrados, atingindo a marca de 199 normais e 131 cesarianas.
De acordo com a secretaria, até esta terça, a maternidade já realizou 154 partos no mês de outubro.
Estrutura da MMLN
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira disponibiliza serviços de atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, atendimento de urgência com observação de até 24 horas, consultas com profissionais da atenção especializada, diagnóstico por teste rápido, exames de patologia clínica, exames radiológicos, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e tococardiografia anteparto.
Com informações da Assessoria de Comunicação.





