Vacinação contra catapora é suspensa em Aracaju por falta de insumo
De acordo com a SMS, o problema afeta cidades de todo o país Cotidiano | Por F5 News 20/10/2023 17h52 |A vacinação contra catapora foi suspensa em Aracaju. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo a pasta, a decisão foi tomada por conta da falta do imunizante contra a varicela no país. Não há uma previsão para o restabelecimento da oferta do imunizante, segundo a SMS.
A imunização contra catapora consiste em duas etapas: a 1ª dose deve ser aplicada à crianças aos 15 meses de idade (tríplice viral + varicela monovalente, ou tetra viral, quando disponível) e a 2ª dose, a varicela monovalente, aos quatro anos de idade.
Transmissão
De acordo com o Ministério da Saúde, a catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias. Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.
O período de incubação do vírus Varicela, causador da Catapora, é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.
Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os principais sinais e sintomas da doença são:
- manchas vermelhas e bolhas no corpo;
- mal estar;
- cansaço;
- dor de cabeça;
- perda de apetite;
- febre baixa.





